Pular para o conteúdo

Empresários brasileiros não protegem as suas marcas

Daniel Elói
Daniel Elói |

De acordo com uma pesquisa do Sebrae publicada em 2018, apenas 19% das empresas entrevistadas que possuem nome fantasia ou logomarca já fizeram o registro da sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Esse número assusta, principalmente tendo em vista todos os riscos de não se proteger a marca. Apesar de muitos entenderem a importância da marca e afirmarem já ter um nome fantasia (76% dos entrevistados) ou logomarca (59% dos entrevistados), apenas 34% já chegou a procurar alguma informação sobre a proteção desses ativos.

A importância dada para o registro é ainda menor no comércio, já que apenas 30% dos empresários desse setor já buscou informações sobre o registro. Esse valor é incoerente com a importância das marcas especialmente no comércio, já que a marca é a ferramenta que faz com o que o consumidor associe características positivas como qualidade, bom atendimento e preço justo a determinados estabelecimentos.

Porém, o que acontece é que muitas vezes os empresários não têm informações de qualidade sobre a necessidade do registro de marca, como ele funciona e quais os benefícios ele traz. Muitos também alegaram não fazer o registro por considerar caro ou complicado.

O Ilupi surgiu justamente com o intuito de facilitar e democratizar o acesso a informações e ao registro de marcas e patentes especialmente para esses empresários. Publicamos periodicamente materiais educativos e informativos sobre o registro, além de oferecer o serviço de registro de marca de forma simples, descomplicada, inteiramente online e com um ótimo custo benefício para os empresários.

Por isso, se você tem uma marca, não deixe de acompanhar as nossas publicações para saber como podemos te ajudar.

Compartilhar este post