Novo golpe sobre Registro de Marcas
%20(500%20x%20500%20px)%20(1).png?width=64&height=64&name=autores%20blog%20(200%20x%20200%20px)%20(500%20x%20500%20px)%20(1).png)
Um dos principais motivos de termos criado o Ilupi foi para oferecermos serviços de qualidade e com preço acessível para as pequenas e médias empresas, evitando que caiam nas mãos de ‘picaretas’ ou em algum golpe. Não por acaso, o primeiro post de nosso blog foi sobre os riscos do Golpe de Boletos Falsos.
Porém, como se não bastasse o golpe dos boletos, vários fraudadores agora mudaram o modus operandi e começaram a enviar e-mails sobre regularização do pedido de registro de marca, marcas em duplicidade e em domínio público, preferência no registro, emissão de certificados, e por aí vai. O objetivo desse tipo de abordagem é assustar os empresários e, aproveitando desse momento de fragilidade, cobrar valores indevidos.
Mas como essas empresas descobrem meus dados?
A maneira mais comum de obter informações é através de sites que fazem uma varredura dos dados de empresas, seja pelo nome ou pelo CNPJ. Com isso, elas conseguem informações sobre área de atuação, site, data de abertura e se já possuem marcas registradas. Com posse de tais dados, fica fácil enviar e-mails com o intuito de assustar o cliente.
Outra maneira de obterem informações é pelo próprio site do INPI, quando você faz o pedido de registro de uma marca. Os dados que você informou no formulário de registro, como nome da empresa, nome da marca, CNPJ e e-mail ficam disponíveis para qualquer pessoa, inclusive para tais empresas fraudulentas.
Recebi um email suspeito, o que devo fazer?
Antes de mais nada, nunca pague quaisquer boletos, faturas ou outros tipos de cobrança recebidos por e-mail sem que você saiba a procedência.
O INPI nunca envia boletos e cobranças, a única forma de pagar as taxas da entidade é através de GRUs (Guias de Recolhimento da União), geradas pelo Portal do INPI. Também é possível denunciar esse tipo ação, como próprio INPI já divulgou em sua página oficial.
Sempre desconfie desses tipos de e-mails, especialmente se você não contratou nenhum serviço de registro ou acompanhamento de marcas. Leia atentamente as informações e não confie em empresas que você não conhece a procedência.
Recebeu um e-mail suspeito e ficou com dúvidas ou com medo de golpe? Conte com a ajuda do Ilupi!